Reflexão Final

A Unidade Curricular de Processos Pedagógicos em eLearning, só pelo nome já me despertava a atenção, pois prometia abordar assuntos que são nucleares para a pedagogia do e-learning e muito do meu interesse.
As minhas expetativas iniciais foram ultrapassadas! E fui surpreendido pela positiva pela forma como a UC foi implementada e orientada.

Começando pelo Contrato de Aprendizagem, que apresentava indicações detalhadas, claras, objetivas e bem estruturado, o que me ajudou a organizar o meu percurso ao longo da UC e a esclarecer algumas dúvidas. 

Os conteúdos/recursos disponibilizados eram pertinentes, acessíveis, adequados às temáticas e fáceis de analisar. Foram fundamentais para o meu estudo. As atividades, com objetivos claros, corresponderam aos temas propostos e tornaram-se aliciantes de executar. À medida da continuação da UC a componente prática foi crescendo o que foi do meu agrado

Os fóruns de apoio a cada temática foram os locais de eleição para as interações, constituindo-se num espaço privilegiado para a reflexão colaborativa à volta dos assuntos em questão. Procurei participar ativamente em todos os fóruns, partilhando as minhas análises aos recursos, comentando as outras participações e colaborando com os meus colegas. Em muitos momentos apercebi-me, de forma clara, que estava a construir o meu conhecimento de forma colaborativa e cooperativa.

Mas o que mais me surpreendeu nesta UC foi a postura do professor. Sempre disponível, claro, objetivo, rigoroso, motivador, assertivo e empenhado. Com uma grande capacidade de trabalho e de interesse pela atividade online dos alunos. Foi um professor que transmitiu sempre ideia de que estava presente e atento, prestando feedback em tempo útil e sempre disponível para partilhar os seus conhecimentos connosco.
A sua atenção aos pormenores e o seu grau de exigência foram fundamentais para o meu sucesso na realização da atividade da temática 3 e contribuíram para definir o meu percurso de aprendizagem.

Estou convicto que esta UC me levou a adquirir novas competências e a tornar outras mais sólidas. Agora acho que estou melhor preparado para responder aos desafios que esta área me colocará.
Foi uma grande experiência, enriquecedora, extraordinariamente positiva e determinante para a minha motivação e para a abordagem ao projeto final do MPeL’7.